Como está a situação da sua corrente hoje?

Publicacao

         Já discutimos o quão importante é a manutenção periódica para o sucesso de qualquer indústria.

         Mas e quando o problema já está acontecendo?

         E se a corrente já está em um nível fora dos padrões adequados, o que devemos fazer?

         Pensando nisso, vamos dar início a uma sequência de postagens relacionadas ao aumento da vida útil do seu equipamento de transmissão.

         Nessa primeira semana, citamos os principais problemas e os procedimentos que devem ser tomados quando o assunto é correntes industriais.

         Sua corrente está com algum problema e não sabe como resolver?

         A Sailor vai te ajudar!

 

O GUIA DAS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS

  

  • Corrente Enferrujada

         Quando a corrente está enferrujada, a possível causa do problema foi a exposição a umidade, a lubrificação inadequada ou que no lubrificante utilizado continha água.

         A solução sugerida para esse tipo de problema é, primeiramente, a mais simples: trocar o lubrificante por um que seja resistente á água.

         A segunda alternativa é realizar a lubrificação de todo o sistema de transmissão, para ‘’inibir’’ o problema.  

         Por fim, para evitar esse tipo de problema o ideal é apostar em uma nova corrente banhada em níquel químico. Isso porque este processo torna a corrente muito mais resistente à água. Outra opção é escolher uma de aço inoxidável, que também apresenta resistência superior.

FB C F BC FCA
Correntes Enferrujadas
  •      Desgaste nas placas de ligação dos rolos e em um lado da superfície do dente da engrenagem

         Quando esse desgaste acontece na corrente ou na engrenagem, a possível causa do problema é o desalinhamento do sistema de transmissão.

         A solução sugerida para esse tipo de problema é inspecionar a corrente e as rodas dentadas danificadas, trocar as peças desse sistema e realinhar todos os componentes presentes no equipamento (Se você quer dicas específicas sobre isso, fique tranquilo! Em breve vamos lançar um passo a passo para realizar esses procedimentos).

 

  •         Corrente trava nos dentes da engrenagem

         Quando esse problema acontece no sistema, a possível causa do problema é o desgaste excessivo da roda dentada ou o desalinhamento em relação a corrente.

         A solução sugerida, é semelhante ao problema citado acima.

         Inspecionar a corrente quanto aos danos causados por esse entrave e substituir as rodas dentadas e realinhando as engrenagens e correntes.

 

  •         Corrente ‘’sai’’ do alinhamento e fica sob os dentes da engrenagem

         Quando tal situação ocorre, a causa do problema é a folga excessiva da corrente, um dos principais problemas para os desalinhamentos, quebras e rupturas dos sistemas. 

         O desgaste excessivo da mesma e a sobrecarga extrema em cima da corrente também são um dos possíveis problemas.

         A solução sugerida é inspecionar a corrente quanto aos danos sofridos e substituir as rodas dentadas, eliminar a causa de sobrecarga, ou substituir a corrente.

 

  •         Barulho Excessivo

         Quando há um barulho excessivo na corrente, as causas do problema podem ser:

  •         a obstrução do sistema;
  •         o suporte de caixa ou eixo solto;
  •         a folga excessiva da corrente;
  •         o desgaste excessivo da corrente;
  •         o desgaste excessivo da roda dentada;
  •         o desalinhamento da roda dentada,;
  •         a lubrificação inadequada;
  •         o passo da corrente é muito grande;

         A solução sugerida é inspecionar e remover a obstrução, apertar os fixadores, inspecionar a corrente quanto a danos e substituir as rodas dentadas, realinhar as rodas dentadas, limpar e estabelecer a lubrificação correta, redesenhar a corrente ou em último caso, substituir a corrente.

 

  •         Travas ausentes ou quebradas

         Quando isso acontece, é provável que as travas estão instaladas incorretamente, ha vibração excessiva ou excesso de velocidade da corrente.

         A solução sugerida é instalar novas travas, reduzir a vibração e a velocidade da corrente usando rodas dentadas maiores , se possível,  ou redesenhar o sistema para usar uma corrente de comprimento menor.

 

  •         Placas do elo danificadas

         Quando acontece essa quebra nas placas da corrente, a possível causa do problema é a sobrecarga extrema, a exposição a corrosão severa em combinação com a baixa resistência do material da corrente em questão.

         A solução sugerida é substituir componentes danificados, eliminar a sobrecarga, proteger a corrente contra corrosão ou usar produtos de aço inoxidável, redesenhar ou trocar a corrente se necessário.

 

  •         Falhas de Pinos

         Quando acontece essa quebra na corrente a possível causa do problema são a sobrecarga extrema e a lubrificação inadequada.

         A solução sugerida é substituir a corrente e inspecionar toda a unidade por componentes danificados e eliminar a sobrecarga.

 

CONCLUSÃO

         É de extrema importância sabermos a solução adequada para determinado problema, pois uma decisão errada pode piorar ainda mais o estado da corrente ou até mesmo causar danos irreparáveis no equipamento.

         Por isso, como já dissemos, a manutenção periódica  é de extrema importância para o bom funcionamento da indústria como um todo!

         Devemos lembrar também  que escolher a corrente ideal para o equipamento , aumentará e muito a vida útil de todo o sistema! Cada máquina possui a sua particularidade!

         Portanto, para que se tenha uma maior produtividade e maior lucro, é fundamental que se tenha um certo cuidado e atenção com a linha produtiva!  

 

Qual lição você tirou com o conteúdo de hoje? Precisa solucionar algum problema na sua corrente?

 Conte para o Marinheiro, estamos dispostos a te ajudar!

Para mais conteúdo como esse, siga nossas redes sociais e vamos juntos navegar rumo ao sucesso!

avatar

Compartilhe com seus amigos