Como está a situação da sua corrente hoje?

Publicacao

         Já discutimos o quão importante é a manutenção periódica para o sucesso de qualquer indústria.

         Mas e quando o problema já está acontecendo?

         E se a corrente já está em um nível fora dos padrões adequados, o que devemos fazer?

         Pensando nisso, vamos dar início a uma sequência de postagens relacionadas ao aumento da vida útil do seu equipamento de transmissão.

         Nessa primeira semana, citamos os principais problemas e os procedimentos que devem ser tomados quando o assunto é correntes industriais.

         Sua corrente está com algum problema e não sabe como resolver?

         A Sailor vai te ajudar!

 

O GUIA DAS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS

  

  • Corrente Enferrujada

         Quando a corrente está enferrujada, a possível causa do problema foi a exposição a umidade, a lubrificação inadequada ou que no lubrificante utilizado continha água.

         A solução sugerida para esse tipo de problema é, primeiramente, a mais simples: trocar o lubrificante por um que seja resistente á água.

         A segunda alternativa é realizar a lubrificação de todo o sistema de transmissão, para ‘’inibir’’ o problema.  

         Por fim, para evitar esse tipo de problema o ideal é apostar em uma nova corrente banhada em níquel químico. Isso porque este processo torna a corrente muito mais resistente à água. Outra opção é escolher uma de aço inoxidável, que também apresenta resistência superior.

FB C F BC FCA
Correntes Enferrujadas
  •      Desgaste nas placas de ligação dos rolos e em um lado da superfície do dente da engrenagem

         Quando esse desgaste acontece na corrente ou na engrenagem, a possível causa do problema é o desalinhamento do sistema de transmissão.

         A solução sugerida para esse tipo de problema é inspecionar a corrente e as rodas dentadas danificadas, trocar as peças desse sistema e realinhar todos os componentes presentes no equipamento (Se você quer dicas específicas sobre isso, fique tranquilo! Em breve vamos lançar um passo a passo para realizar esses procedimentos).

 

  •         Corrente trava nos dentes da engrenagem

         Quando esse problema acontece no sistema, a possível causa do problema é o desgaste excessivo da roda dentada ou o desalinhamento em relação a corrente.

         A solução sugerida, é semelhante ao problema citado acima.

         Inspecionar a corrente quanto aos danos causados por esse entrave e substituir as rodas dentadas e realinhando as engrenagens e correntes.

 

  •         Corrente ‘’sai’’ do alinhamento e fica sob os dentes da engrenagem

         Quando tal situação ocorre, a causa do problema é a folga excessiva da corrente, um dos principais problemas para os desalinhamentos, quebras e rupturas dos sistemas. 

         O desgaste excessivo da mesma e a sobrecarga extrema em cima da corrente também são um dos possíveis problemas.

         A solução sugerida é inspecionar a corrente quanto aos danos sofridos e substituir as rodas dentadas, eliminar a causa de sobrecarga, ou substituir a corrente.

 

  •         Barulho Excessivo

         Quando há um barulho excessivo na corrente, as causas do problema podem ser:

  •         a obstrução do sistema;
  •         o suporte de caixa ou eixo solto;
  •         a folga excessiva da corrente;
  •         o desgaste excessivo da corrente;
  •         o desgaste excessivo da roda dentada;
  •         o desalinhamento da roda dentada,;
  •         a lubrificação inadequada;
  •         o passo da corrente é muito grande;

         A solução sugerida é inspecionar e remover a obstrução, apertar os fixadores, inspecionar a corrente quanto a danos e substituir as rodas dentadas, realinhar as rodas dentadas, limpar e estabelecer a lubrificação correta, redesenhar a corrente ou em último caso, substituir a corrente.

 

  •         Travas ausentes ou quebradas

         Quando isso acontece, é provável que as travas estão instaladas incorretamente, ha vibração excessiva ou excesso de velocidade da corrente.

         A solução sugerida é instalar novas travas, reduzir a vibração e a velocidade da corrente usando rodas dentadas maiores , se possível,  ou redesenhar o sistema para usar uma corrente de comprimento menor.

 

  •         Placas do elo danificadas

         Quando acontece essa quebra nas placas da corrente, a possível causa do problema é a sobrecarga extrema, a exposição a corrosão severa em combinação com a baixa resistência do material da corrente em questão.

         A solução sugerida é substituir componentes danificados, eliminar a sobrecarga, proteger a corrente contra corrosão ou usar produtos de aço inoxidável, redesenhar ou trocar a corrente se necessário.

 

  •         Falhas de Pinos

         Quando acontece essa quebra na corrente a possível causa do problema são a sobrecarga extrema e a lubrificação inadequada.

         A solução sugerida é substituir a corrente e inspecionar toda a unidade por componentes danificados e eliminar a sobrecarga.

 

CONCLUSÃO

         É de extrema importância sabermos a solução adequada para determinado problema, pois uma decisão errada pode piorar ainda mais o estado da corrente ou até mesmo causar danos irreparáveis no equipamento.

         Por isso, como já dissemos, a manutenção periódica  é de extrema importância para o bom funcionamento da indústria como um todo!

         Devemos lembrar também  que escolher a corrente ideal para o equipamento , aumentará e muito a vida útil de todo o sistema! Cada máquina possui a sua particularidade!

         Portanto, para que se tenha uma maior produtividade e maior lucro, é fundamental que se tenha um certo cuidado e atenção com a linha produtiva!  

 

Qual lição você tirou com o conteúdo de hoje? Precisa solucionar algum problema na sua corrente?

 Conte para o Marinheiro, estamos dispostos a te ajudar!

Para mais conteúdo como esse, siga nossas redes sociais e vamos juntos navegar rumo ao sucesso!

avatar

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Abrir conversa